terça-feira, 17 de novembro de 2009

ALIMENTO DE CÉLULA Nº15 /09 ANO IV

Oração inicial:

Abertura: período para agradecer a presença de todos e explicar o tema do estudo.

Esta semana sugerimos que as células trabalhem o tema: valorização do individuo e amor ao próximo.

A historia que será trabalhada hoje sugere que devemos tratar bem nossos convidados das células e dos cultos para que eles retornem isso é uma verdade mas não é o foco que você deve ter ao liderar sua célula hoje o que sugerimos é que você demonstre aos seus liderados o quanto ele tem valor e é especial para Deus.


Quebra gelo: hoje para quem você é importante?(deixar que as pessoas respondam brevemente sem entrar muito em discussão).


Louvor: Quero que Valorize

Quero que valorize o que você tem

Você é um ser, você é alguém

Tão importante para Deus

Nada de ficar sofrendo angústia e dor

Nesse seu complexo inferior

Dizendo, às vezes, que não é ninguém

Eu venho falar do valor que você tem

Eu venho falar do valor que você tem

Ele está em você,

O Espírito Santo se move em você

Até com gemidos, inexprimíveis

Daí, você pode, então, perceber

Que pra Ele, há algo importante em você

Por isso, levante e cante,

Exalte ao Senhor

Você tem valor

O Espírito Santo se move em você

Você tem valor (2x)



UM DOMINGO QUASE IGUAL

Mamãe estava muito concentrada fazendo o almoço de Domingo, quando papai convidou-me para ir com ele comprar guaraná.
Saímos com duas sacolas cheias de vasilhames. Eu estava ficando animado, pois estávamos chegando perto do bar. Para minha surpresa, ele passou direto, sem parar, parecendo não ter visto o bar.

Então perguntei: - Pai, você não vai comprar aqui?

E ele respondeu: - Vamos mais adiante.

Seguimos mais alguns metros e chegamos perto da padaria, que fica bem em frente à adega. Fiquei intrigado quando tranqüilamente ele seguiu em frente como se não tivesse visto nem uma nem outra.

Tornei a perguntar: - Pai, nós não vamos pegar os refrigerantes aqui?

Pacientemente, respondeu-me: - Só mais um pouquinho e nós vamos chegar ao mercado.

Confesso que estava ficando chateado e bravo, pois tínhamos passado por três lugares diferentes que vendiam guaraná e o meu pai quis andar mais só para comprá-los ali.
Ao entrarmos no mercadinho, Sr. Silva nos deu um sorriso muito gostoso e espontâneo. A primeira coisa que perguntou foi se a mamãe havia melhorado do resfriado.

Prestativamente foi pegando nossas sacolas e colocando nelas os refrigerantes. Meu pai quis saber notícias da mulher dele, dona Maria. Foi informado de que ela estava arrumando a casa e preparando o almoço, pois o domingo era o único dia da semana em que não trabalhavam o dia todo. Os dois conversaram mais um pouco e então pude observar a amizade e o carinho que respeitosamente tinham um pelo outro.

Ao despedirem-se, Sr. Silva fez um gesto carinhoso na minha cabeça, olhou-me com ternura e comentou com meu pai: - Como está bonito este garoto! Você deve ter muito orgulho dele!

Saímos do mercadinho e voltamos para casa. No caminho comecei a pensar e responder no lugar do meu pai à pergunta que eu mesmo havia lhe feito enquanto íamos. O preço daquele refrigerante era mais ou menos igual em qualquer um dos lugares, só que ali, naquele mercadinho, tanto eu quanto meu pai sentimo-nos reconhecidos como seres individuais, pessoas distintas e diferentes do mundo.
Naquele domingo aprendi uma lição especial; igual em conteúdo, em rótulo e em tampinha só mesmo o guaraná.

Eu sou alguém especial, tenho minha individualidade e devo valorizar-me por isso, fazendo a mesma coisa com as outras pessoas. Isto é muito legal e faz com que nos sintamos muito bem.


Para refletir:

1) Você já parou para pensar o quanto você é importante para Deus?

Resposta: nesta historia podemos observar como o dono do mercado valoriza os seus clientes e como isso gera uma troca entre os dois podemos sugerir até mesmo certa intimidade e é exatamente isso que Deus espera de nós, pois temos um imenso valor para Deus e a maior prova disso é que Ele enviou sue único filho para nos salvar.

Estudo bíblico:

1) Juizes 6:01

O povo de Israel não teve obediência e fidelidade a Deus e por isso Deus os desamparou

2)juizes 6:11-13

Gideão era ousado e questionou com Deus a respeito de seus problemas e do seu povo e da falta da ajuda Divina. O que Gideão não compreendia era que toda aquela calamidade era decorrência da desobediência do povo de Israel.

Como é fácil sempre que temos um problema jogamos toda a culpa no desamparo de Deus e em outras pessoas esquecendo da nossa responsabilidade pessoal. Infelizmente isso não resolve nossos problemas apenas nos afasta ainda mais do Senhor. Quando estamos em meio a dificuldades o primeiro passo é uma reflexão interior e uma confissão de nossos pecados a Deus que provavelmente foi à causa de nosso problema.

3)Juizes 6:14-16

Deus escolheu Gideão e prometeu dar-lhe forças para derrotar seus inimigos, porém Gideão olhou apenas para suas limitações achando-se fraco e impotente não enxergando como o Senhor poderia trabalhar através dele. Nós também ficamos inventando desculpas para não servir a Deus esquecendo-nos do quão somos importante para Deus.

Ele nós dá Dons específicos e devemos usá-los para a obra Dele

Nenhum comentário: